A tecnologia pode ser uma grande aliada do RH, você sabia? Uma das maiores mudanças no mercado foi a utilização de softwares para o gerenciamento do trabalho diário. Hoje, a inteligência artificial faz parte da rotina de grande parte das empresas brasileiras. Em outras palavras, elas já usam softwares para registrar entregas dos fornecedores, agendas dos colaboradores, comunicação interna e muito mais. Mas você sabia que eles podem ser grandes ferramentas para o RH?
Se uma empresa usa tantas plataformas para organizar seus processos, por que o gerenciamento da equipe ainda é feita de forma manual?
Hoje vamos falar um pouco sobre a tecnologia em recursos humanos.
Por que usar uma plataforma?
A análise por dados é o modelo de gestão do futuro. Por isso, cada vez mais empresas estão utilizando dados internos e de mercado para entender seu desenvolvimento e tomar decisões. Isso ajuda a quebrar ideias antigas de estratégias que funcionam e na verdade não são efetivas.
Além do comportamento da concorrência e da evolução do mercado, é possível usar os dados para entender melhor as áreas internas da empresa, começando pelo seu principal recurso: a equipe. Acima de tudo, a tecnologia auxilia nos recursos humanos.
Os colaboradores têm perfis diferentes. Apesar das decisões serem tomadas pensando em todos, deve ser dada a devida atenção às peculiaridade. Primeiro porque trabalham em diversas áreas, tem mais ou menos tempo de casa e perfis de saúde igualmente distintos. Mas uma coisa é certa, a legislação de saúde e segurança vale para todos. Por isso, a tecnologia pode ser uma grande aliada.
Como vimos anteriormente no blog, é necessário se atentar os perfis de saúde e condições de segurança, porque além de obrigatórios, eles podem ser prejuízos futuros ou presentes. E é aí que entra a análise de dados. Com ela é possível:
– Acompanhar a saúde da equipe
– Entender tendências nos afastamentos por doenças ou acidentes
– Prever o aumento ou diminuição de problemas de saúde
– Ter números precisos do absenteísmo
– Marcar exames obrigatórios
– Organizar exames e atestados
Aplicações dos dados em RH
Agora que você já sabe quais informações pode coletar do software, é hora de entender como utilizá-las. Com a análise de dados é possível:
– Criar estratégias para amenizar os afastamentos
– Conscientizar os colaboradores sobre exercícios físicos e boa alimentação
– Concluir qual área tem menos rendimento e merece maior atenção
– Unir as informações em um só lugar, facilitando o cumprimento das obrigações legais
Em um mercado competitivo, as empresas devem apostar nas novidades para reduzir gastos e perdas de dentro para fora. Portanto, é preciso descobrir como a tecnologia pode ajudar seu negócio.
A RH HEALTH PODE AJUDAR VOCÊ
Somos uma empresa de gestão de saúde ocupacional e acreditamos na tecnologia para otimizar os processos de sua empresa. A saúde ocupacional evoluiu, e nós evoluímos com ela. Quer entender como? Nós te contamos aqui.
– Atendemos mais de 100 mil vidas
– Nossos software exclusivo é totalmente parametrizado ao eSocial, que permite controle pleno sobre os setores da empresa (Peça sua demonstração aqui)
– Nossa equipe é treinada para estar sempre a sua disposição
– Temos mais de 1,8 mil clínicas credenciadas espalhadas pelo Brasil para atender a qualquer demanda
Conte com a nossa consultoria para cuidar da sua empresa. Gestores e parceiros, agora têm a solução. RH Health, plataforma de gestão de saúde corporativa.