No dia 31 de março, é comemorado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, a data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e tem como principal objetivo conscientizar a população da importância da saúde e de uma alimentação saudável.
As informações sobre os benefícios para uma alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos vem aumentando muito nos últimos anos.
A alimentação saudável e equilibrada reflete diretamente na qualidade de vida e bem-estar de uma pessoa!
Com o dia a dia, muitas vezes nos esquecemos deixamos de adotar hábitos saudáveis ou deixamos em segundo plano, devido à falta de tempo ou de atenção.
Fatores de risco como obesidade, hipertensão arterial, alteração dos níveis de colesterol e glicose, podem ser evitados com a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e da prática de atividade física regular.
É importante priorizar a ingestão de alimentos funcionais, que desempenham uma função importante e terapêutica, além de suas funções nutricionais básicas. Esses alimentos podem desempenhar um papel importante na redução do risco de doenças crônicas e degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras.
O consumo regular desses alimentos de forma regular é fundamental para que os benefícios sejam alcançados.
Uma dieta rica em vegetais, frutas, cereais integrais é indicada, pois grande parte dos componentes ativos estudados se encontram nesses alimentos. Outra dica, é aumentar o consumo de peixes e produtos a base de soja e reduzir o consumo de carne vermelha e embutidos.
Para se obter os melhores resultados com o consumo de alimentos funcionais, é fundamental que seja mantida uma dieta saudável e equilibrada. Isso quer dizer que um indivíduo que busca uma redução dos níveis de colesterol, deve evitar a ingestão de alimentos ricos em gordura saturada e colesterol.
No quadro abaixo, podemos encontrar alguns dos principais compostos funcionais encontrados nos alimentos:
Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde
Para emagrecer, basta comer menos do que se gasta, certo?
Para emagrecer de forma saudável é importante a mudança de hábitos. A prática de exercícios físicos regulares, para aumento do metabolismo e a ingestão de alimentos ricos em fibras, pobres em gordura e açúcar são fundamentais para que seus objetivos sejam alcançados.
Dietas que se baseiam simplesmente em comer menos do que se gasta não promovem a mudança de comportamento, apenas a diminuição temporária da alimentação, o que pode causar o conhecido efeito sanfona (perda de peso e ganho de peso após interromper o processo de restrição alimentar).
Qual a diferença entre comportamento e hábito alimentar?
O comportamento alimentar está relacionado a como nos relacionamos com os alimentos, desde a escolha, modo de preparo, dos utensílios a serem utilizados, dos horários das refeições etc.
Hábito alimentar é como definimos e selecionamos o que vamos consumir, qual o tamanho das porções, ou seja, como vamos nos comportar frente ao alimento.
A mudança de comportamento ou hábito alimentar pode ser difícil, pois para muitos alimentação não é o ato de ingerir nutrientes ou satisfazer uma necessidade básica. Quando falamos de alimentação hoje, relacionamos a emoções. Quem não gosta da sensação de conforto, tranquilidade após uma refeição. Até porque, comer é prazeroso!
Uma alimentação saudável, associada a atividades físicas regulares, acompanhamento médico e nutricional são a base para a mudança de comportamento e hábito.
Dicas para manter uma vida mais saudável
- Faça ao menos três refeições principais e dois lanches, entre saudáveis elas..
- Evite pular as refeições
- Priorize os alimentos in natura ou minimamente processados na base da sua alimentação.
- Consuma ao menos 6 porções diárias de cereais (grãos) como arroz, milho, trigo, ou de tubérculos e raízes como batata e mandioca. Dê preferência para cereais integrais!
- Coma ao menos 3 porções diárias de verduras e legumes durante as principais refeições e mais 3 porções de frutas na sobremesa, café da manhã, lanches ou intervalos das refeições.
- Consuma leite ou derivados diariamente.
- Consuma 1 porção de carne magra, peixe, frango ou ovo por dia. Sempre remover a gordura visível das carnes e pele das aves.
- Evite comer mais de 1 porção de gorduras como óleos vegetais, manteiga e margarina.
- Limite o consumo de açúcar e doces, consumindo apenas pequenas porções (se possível, não consumir).
- Reduza o sal no preparo das comidas.
- Beba entre 6 e 8 copos ou cerca de 2 litros de água pura por dia.
- Se interesse pelo preparo dos alimentos. Cozinhar é gostoso, saudável e ajuda a desligar a cabeça.
- Planeje seu tempo para dar a alimentação e aos exercícios físicos o espaço que eles merecem.
Além das dicas acima, adote hábitos saudáveis, como realizar pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, não fumar e não consumir bebida alcoólica.
É possível conseguir emagrecer de forma saudável, comece pelo que é mais fácil de encaixar na sua rotina diária e evolua aos poucos.
Cuide da sua saúde de onde você estiver.
Lyn é um aplicativo diferente de todos os outros! Com o propósito de mudar o jeito que você se relaciona com a sua saúde. O aplicativo vai além de gerenciar dados e indicadores básicos, é um verdadeiro centro de informações especializadas!
Para que serve?
Informar, ensinar e conscientizar. Em um só lugar você saberá tudo sobre os hábitos que vão trazer mais qualidade para a sua vida. Além disso, com ele você pode gerenciar informações como consultas, exames e administração de medicamentos.
O aplicativo conta com um questionário completo onde é possível identificar o perfil de saúde de cada pessoa. A inteligência artificial por traz do aplicativo, analisa dados e o histórico de cada pessoa para definir um cuidado personalizado, gerando avaliações contínuas dos riscos à saúde.
O Lyn está disponível para todos os clientes da RH Health!
Se você é um colaborador de uma empresa, compartilhe esse link com o responsável pelo RH.
Se você é um profissional de RH, saiba que os clientes da RH Health. Clique aqui para falar com um de nossos especialistas.
Para saber mais sobre o aplicativo e como baixá-lo: Link do site Lyn