Slider

4 dicas para vender melhor (e mais)

By 5 de outubro de 2017 No Comments
Dicas para vender mais e melhor

Vender mais e melhor é o que todo vendedor e empreendedor tem como objetivo, não é mesmo? Porém, alcançar isso não é uma tarefa fácil. Exige esforço, conhecimento e uso de técnicas diferenciadas. Afinal, o mercado de vendas, assim como o marketing, se reinventa e se atualiza constantemente.

Diante desse contexto, só se destaca e vende mais e melhor o profissional que vai além, que entende as tendências do mercado, compreende o cliente e fecha negócios satisfatórios, para todas as partes envolvidas.

No blog post de hoje vamos dar 4 dicas para você que deseja ser um profissional de vendas bem-sucedido vender ainda melhor. Confira.

1. Entenda os problemas e as dores do seu cliente

Para os profissionais dedicados e que gostam do que fazem, vender mais e melhor não é meramente uma questão financeira. O verdadeiro vendedor agrega valor para os seus clientes. Então, fica a pergunta: como ser relevante para os clientes, trazendo soluções que vão de fato fazer diferença? A resposta é: conhecendo a fundo o seu cliente.

Você precisa pesquisar, saber exatamente quem é o seu cliente, do que ele precisa, saber identificar as reais necessidades, dores, dificuldades e desafios que ele tem no momento. O portal Agendor nos traz uma reflexão interessante sobre esse assunto:

“Antes de vender um produto ou serviço, o vendedor vende a imagem, suas opiniões, sua capacidade de resolver o problema do cliente. Quem conhece, sabe o que o outro precisa e valoriza e, ao oferecer exatamente o que ele precisa, você e sua empresa serão notados como parceiros próximos, que querem e podem ajudar a solucionar suas dores de cliente.”

Portanto, invista seu tempo para conhecer o seu cliente a fundo.

2. Domine o conhecimento sobre as soluções que você vende

O mindset da vez no mercado é fazer uma venda consultiva. Se destaca no ranking de vendas quem consegue fazer a diferença para o cliente. O vendedor que entende do assunto, que compõe o universo do seu cliente, que sabe os seus desafios e que como um verdadeiro consultor sabe oferecer as soluções, fecha o negócio.

Sendo assim, é fundamental que você conheça muito bem todas as soluções que possui para saber identificar qual vai atender melhor cada cliente. Em entrevista à Revista Exame, Luiz Cláudio Gomes, especialista em vendas, confirma o que acabamos de dizer: “O empreendedor/vendedor precisa mostrar que conhece e confia no que vende e passar isso para os outros”.

3. Ofereça soluções diferenciadas e personalizadas

Já conseguimos perceber que o mais desejado pelo cliente é que o vendedor ofereça serviços e produtos que resolvam seus problemas. Para isso, o cliente espera que você chegue até ele com soluções reais e com opções de mercado interessantes, com bom custo-benefício e que vão de fato trazer o retorno que ele espera.

Para cumprir essa expectativa, ofereça soluções diferenciadas para cada cliente. Durante o processo de venda, faça perguntas, tente entender ao máximo as necessidades (saiba mais no artigo 6 passos para identificar corretamente a necessidade do seu cliente; ), pesquise as soluções e só ofereça ou faça recomendações realmente personalizadas.

Saiba que o cliente vai avaliar se você é ou não a pessoa que vai trazer a solução que ele precisa. Após sair de uma conversa com você, é muito provável que ele pesquise na internet sobre tudo que você falou, indicou, sobre sua empresa e sobre suas soluções.

Vamos dar um exemplo prático. Se você trabalha, por exemplo, na área de saúde ocupacional, você precisa oferecer soluções que tenham bom custo benefício, que sejam inovadoras e que tenham alto valor de ROI (conheça as opções que a RH Heath pode oferecer para seu cliente). Caso você ofereça serviços com baixo valor agregado, é possível que este cliente não volte a te procurar.

4. Fique atento aos detalhes

Além de soluções, num processo de venda há outros detalhes que farão toda a diferença. Por isso, fique atento a essas questões:

  • Qualidade de atendimento: proporcione uma boa experiência para o seu cliente. Seja simpático, espontâneo, prestativo;
  • Demonstre segurança e confiança;
  • Não demonstre jamais ansiedade, leve tudo com calma;
  • Cuide da aparência e fique atento à sua linguagem corporal;
  • Seja sempre disponível e atencioso.

E aí, pronto para vender mais e melhor? Conte pra gente nos comentários. Nós queremos saber mais sobre sua experiência e estamos à disposição para ajudá-lo.