O corretor que atua na área de saúde está sempre em busca das melhores opções de produtos e serviços para oferecer ao seus clientes. Os planos de saúde empresariais encontram-se entre os benefícios mais requisitados pelos colaboradores.
Os planos de saúde dentro das empresas tornaram-se não apenas fatores para a atração e retenção de talentos, como vem se mostrando um poderoso incentivo à rotina profissional, principalmente entre os pequenos e médios negócios – justamente por sua quantidade reduzida de funcionários, que exige uma melhor gestão desses colaboradores.
Estima-se que para cada US$ 1 investido em prevenção, US$ 4 são gerados para a empresa devido ao aumento da produtividade. Agora, em contrapartida, os planos de saúde correspondem a um custo elevado, cerca de 12% da folha de salários.
Diante de tal cenário, é fundamental que o corretor conheça os planos que estão na melhor faixa de avaliação da ANS para saber o que há disponível no mercado para oferecer aos seus clientes. No blog post de hoje falaremos sobre isso, confira.
Como a ANS avalia os planos de saúde?
A ANS (Agência Nacional de Saúde) realiza uma avaliação minuciosa dos planos existentes no mercado e posteriormente disponibiliza em seu site uma lista com a pontuação de cada um deles. Ela criou o Índice de Desenvolvimento em Saúde Suplementar (IDSS) para realizar tal avaliação. O índice ajuda a analisar os quatro seguintes aspectos:
- Qualidade em atenção à saúde: a ANS avalia as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde que os planos oferecem aos seus usuários. Esse quesito compõe 40% da nota.
- Garantia de acesso: o objetivo deste item é avaliar se os serviços que o plano oferece estão realmente disponíveis aos usuários. Por exemplo, se os hospitais da rede os atendem, se eles conseguem agendar consultas e fazê-las e se conseguem realizar exames. Esse ponto compõe 20% da nota.
- Sustentabilidade no mercado: aqui avalia-se a condição econômico-financeira da operadora de saúde juntamente com o índice de satisfação dos clientes (usuários) e ainda se há o real o cumprimento dos compromissos com os prestadores. A sustentabilidade compõe 20% da nota.
- Gestão de processos e regulação: aqui a ANS avalia se os planos seguem as normas e regras que ela estabelece.
De acordo com o índice que mede o desempenho do setor, 901 operadoras analisadas pela Agência ficaram com nota entre 0,6 e 1 (nota máxima). Quando o corretor conhece o IDSS, ele pode entender as características do plano, suas potencialidades e seus pontos fracos.
Ranking dos melhores planos de saúde
A ANS divulga as notas anualmente, com base na pesquisa feita no anterior. Assim, os dados divulgados esse ano, em 2017, se referem a avaliação de 2016. Abaixo, listamos os que tiveram melhores notas segundo o IDSS.
- UniSaúde BH: nota 0,89199
- UniSaúde Coop. e serv. de saúde: nota 0,85626
- UniSaúde Campo Grande: nota0,85059
- UniSaúde Curitiba – Sociedade Cooperativa De Médicos: nota 0,85009
- UniSaúde Regional Maringá Coop.De Trabalho Médico: nota 0,83966
- Unimed São José do Rio Preto: nota 0,82781
- Unimed de Blumenau: nota 0,82665
- Unimed Paraná: nota 0,81249
- Unimed Juiz de Fora Cooperativa de Trabalho Médico LTDA: nota 0,81201
Quais os diferenciais desses planos?
Os planos de saúde que recebem as melhores notas, em geral, são os que possuem melhor qualidade em atenção a saúde. Eles se destacam em: promoção, prevenção e assistência à saúde. Além disso, são planos que estão sólidos no mercado, que possuem uma cartela de clientes (usuários) significativa e que conseguem garantir o acesso aos produtos e serviços ofertados.
A saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores da indústria são desafios de importância fundamental para a competitividade, produtividade e sustentabilidade das empresas.
E aí, pronto para escolher o melhor plano de saúde para o seus clientes? Que tal oferecer também soluções inovadoras em Saúde Ocupacional? Conheça as opções da RH Health.